Projeto facilitado por laboratoristas do Inova-22 com o objetivo de prosseguir com as propostas iniciadas na Oficina Prática de Imersão em Design Thinking (realizada pelo Inova-22), onde foram apresentados brainstormings com propostas de melhorias relacionadas às atividades dos calculistas do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22).
Este projeto possui uma abordagem inovadora (design thinking), abrangendo tanto as demandas já identificadas quanto a capacidade de adaptação e incorporação de novas funcionalidades aos cálculos judiciais.
Para informações mais exatas e detalhadas, acesse o Plano Geral do Projeto no link:
Observando os princípios do art. 3º da Resolução n. 395/21/CNJ, e com o apoio e colaboração dos laboratórios de inovação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-22), Laboratório de Inovação (Inova-22); e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Laboratório InovaTRE (Liods), aplicando o método de inovação aberta e do Double Diamond (Duplo Diamante), que é um método para aplicação do design thinking, o projeto tem como objetivo principal criar um ambiente de acesso gratuito à comunidade, abordando temas relevantes com a aplicação de IA no setor jurídico trabalhista e eleitoral e a promoção da acessibilidade digital, com eventos incluindo palestras, workshop e painéis de interação digital.
Assim, o projeto proporciona o aperfeiçoamento da comunicação, da responsabilidade social e da transparência, oferecendo à comunidade de Teresina informações inerentes à atuação das Justiças Trabalhista e Eleitoral.
Para informações mais exatas e detalhadas, acesse o Plano Geral do Projeto no link:
Clique aqui para baixar o Plano Geral do Projeto (PGP)
O projeto Visão360 é uma iniciativa desenvolvida com o apoio do Laboratório de Inovação - Inova 22, utilizando técnicas de design thinking para resolver o desafio de disponibilizar acesso às informações consolidadas da atividade-fim para a tomada de decisões e a importância do uso de dados atualizados e confiáveis, além de tornar a comunicação com a sociedade em geral mais simplificada.
Para informações mais exatas e detalhadas, acesse o Plano Geral do Projeto no link:
O projeto visa criar algoritmos de IA para classificar documentos processuais em quatro etapas: Descobrir, Definir, Idear e Entregar. A metodologia do Duplo Diamante do design thinking é adotada, garantindo um processo estruturado e resultados eficazes. A abordagem envolve ferramentas e técnicas inovadoras, seguindo o processo iterativo do KDD, com fases de seleção, pré-processamento, transformação, modelagem e interpretação.
Serão utilizadas técnicas como análise exploratória dos dados, Wrapper, tratamento de valores ausentes, normalização e padronização dos dados. Algoritmos de IA como Random Forest e Redes Neurais serão experimentados, juntamente com técnicas como Named-entity recognition e Word embedding. Ferramentas open source, como R, Python e suas bibliotecas (sklearn, matplotlib, pandas) e Apache Spark, se necessário, serão utilizadas.
O objetivo final é reduzir o esforço manual na conferência de documentos em unidades judiciais, agregando valor aos serviços jurisdicionais e atendendo às demandas do tribunal e da sociedade.
Para informações mais exatas e detalhadas, acesse o Plano Geral do Projeto no link:
O projeto se justifica pela necessidade de ampliar a diversidade racial na magistratura piauiense, contribuindo para uma justiça mais representativa, plural e alinhada com os princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Por meio de ações como palestras, mentorias, visitas técnicas e rodas de conversa com magistrados e aspirantes à magistratura, os estudantes terão a oportunidade de conhecer os caminhos possíveis para o ingresso na carreira, identificar desafios e estratégias de superação.
A parceria entre o TRT-22, TJ-PI e TRE-PI reafirma o compromisso das instituições com a promoção da equidade racial e o fortalecimento de uma cultura de justiça acessível, democrática e inclusiva.
Para informações mais exatas e detalhadas, acesse o Plano Geral do Projeto no link:
Clique aqui para baixar o Plano Geral do Projeto(PGP)
Clique aqui para acessar o vídeo explicativo do projeto
O projeto visa atender o Art. 9º, XIV (Acessibilidade e Inclusão), da Portaria CNJ nº 411/2024 (Prêmio CNJ de Qualidade 2025), item “b) ter pelo menos um projeto de uso de linguagem simples com foco na prestação jurisdicional e/ ou nos atos administrativos, nos termos da Recomendação CNJ nº 144/2023.
Para informações mais exatas e detalhadas, acesse o Plano Geral do Projeto no link:
O projeto utilizará o método de tutoria pontual, amplamente reconhecido por estimular a interação eficaz entre tutor e tutorado, permitindo sanção de dúvidas, revisão de procedimentos e solução de problemas. Esse método estabelece vínculo pedagógico e acompanhamento do desenvolvimento dos servidores envolvidos.
O projeto analisará dados estatísticos e procedimentos adotados nas unidades do Tribunal, focando no cumprimento das metas do CNJ, CSJT e Planejamento Estratégico Participativo (PEP), com impacto direto no DATAJUD, metas nacionais e locais.
Inconsistências detectadas serão corrigidas pelos servidores com apoio dos tutores, promovendo o conhecimento das causas, soluções e procedimentos para evitar reincidências. Os tutores trabalharão especialmente com o banco de dados das minutas de despachos de admissibilidade, integrando modelos padronizados conforme as novas diretrizes dos órgãos superiores.
Espera-se que, com a prática e o acompanhamento constante, os índices melhorem e permaneçam dentro dos parâmetros esperados, assegurando o cumprimento das recomendações da Corregedoria e a efetividade da prestação jurisdicional.
Para informações mais exatas e detalhadas, acesse o Plano Geral do Projeto no link: